Creche e Educação Infantil

A creche e educação infantil realiza um excelente trabalho na hora de fornecer uma ótima educação às crianças. É muito importante que a criança se sinta segura e confortável no ambiente, de forma que ela consiga realizar tranquilamente suas atividades e ao mesmo tempo conseguir brincar e ter contato com outros colegas. Além do mais, é essencial que a instituição conte com profissionais excelentes e com uma ótima estrutura, que dê todo suporte aos pais e alunos.

Buscando creche e educação infantil?

Se estiver procurando por creche e educação infantil, entre em contato com o Colégio Demetter. Localizado na Zona Sul de São Paulo, o colégio realiza um excelente trabalho, contando com excelentes profissionais. Ligue já ou encaminhe um e-mail!

Creche e educação infantil: os primeiros passos e as primeiras letras

Educar é a forma mais eficaz de garantir que crianças cresçam bem e conscientes. Saiba porquê investir em uma educação infantil de qualidade desde os primeiros anos.

Educação nunca é um gasto, sempre é um investimento. Mandar a criança para a creche e educação infantil pode ser considerada uma garantia de que você está dedicando esforços e dinheiro em algo valioso e que não pode ser colocado na poupança: o futuro do seu filho ou filha. Existem técnicas e métodos pedagógicos criados pensando no bom desenvolvimento do infante, desde a mais tenra idade.

A primeira infância (0-6) é um dos momentos mais importantes no desenvolvimento da criança, pois é nessa faixa etária que o mundo de cores, formatos, sons, cheiros, sabores e texturas se abre para elas. Para assegurar que não haja uma sobrecarga ou superproteção, mas um equilíbrio de percepções e experiências, é bom confiar em profissionais para apresentar algumas dessas informações.

Tenha em mente que a creche e educação infantil dificilmente irão substituir as experiências e memórias infantis com os pais, por isso as informações oferecidas a seguir devem ser filtradas e aplicadas no dia-a-dia da família também. Afinal, todos os envolvidos no crescimento só querem que a criança cresça confiante, independente, com inteligência emocional e sentindo-se capaz de aprender e desenvolver sua personalidade e interesses.

Quais são os métodos aplicados na creche?

Primeiramente deve-se entender o que é a creche. Em inglês, creche se traduz como “daycare” uma união das palavras “day” (dia) e “care” (cuidado), ou seja, é uma instituição de cuidado diário. As atividades empregadas dentro da creche e educação infantil são desenvolvidas, mas precisam ser exercitadas mesmo após o horário, ou nos dias em que a criança não frequenta o local com as educadoras.

Em creches como o Colégio Demetter são aplicadas atividades que visam o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo de cada criança. Por isso são incentivados a socializar, criar a autonomia de expressar quando querem usar o banheiro (ou fez as necessidades na fralda), dizer quando sentem fome, contarem da melhor forma possível o que estão sentindo, para assim serem instruídas gradativamente. Também recebem estímulos criativos, isto é, massas de modelar, folhas para pintar, tintas, etc. Para o raciocínio lógico e perceptivo aprendem as formas, sons, bichinhos, letras e números.

Tudo isso não pode ser feito só na creche e educação infantil, pois todo aprendizado requer prática, incluindo aquilo que parece ser inato na criança, mas deve ser exercitado diariamente. É eficiente para a comunicação verbal do infante explicar todo o cotidiano, até mesmo os mais novinhos sentem vontade de expressar ânimo, desânimos, cansaço e situações vividas.

Cada criança é singular e o Colégio Demetter procura abraçar isso.

O currículo escolar usado pelo Colégio Demetter é o instituído com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), sendo norteada pelas seguintes propostas:

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos;
  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências;
  • Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais;
  • Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ou verbo-visual;
  • Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano;
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências;
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns;
  • Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional;
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação;
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões.

Quais atividades podem ser desenvolvidas em casa também?

Como foi mencionado, o desenvolvimento infantil eficiente deve ser feito em uma parceria entre pais e a creche. Para tanto, é recomendado que alguns exercícios e atividades sejam aplicadas em casa também.

Para a primeira infância, as atividades são lúdicas, priorizando descobertas e aprendizado através de brincadeiras e diversão. Crianças entendem muito bem o que é disciplina, mas só vão compreender suas implicações acadêmicas quando souberem ler e escrever com segurança, por isso é recomendado incentivar o gosto pelo aprendizado desde cedo, respeitando as fases e a faixa etária.

  • artesanato: brinquedos e jogos construídos e feitos manualmente com objetos recicláveis, ajudam a complementar a criatividade e coordenação motora da criança, que estará em contato com materiais de papelaria que se tornarão um objeto lúdico quando finalizado;
  • quebra-cabeça: o quebra-cabeça é uma ferramenta importante para o pensamento lógico, coordenação motora, percepção visual e memória;
  • pintura com guache: o uso da tinta guache auxilia no incentivo da criatividade da criança, além da coordenação motora e capacidade de observação e percepção de espaço;
  • massinha de modelar: mexer com massa de modelar auxilia na coordenação motora, criando formas e personagens para o brinquedo colorido e maleável, dando asas à imaginação. Além do mais, existem receitas online de massinhas comestíveis que ajudam a ensinar e na percepção dos cinco sentidos (tato, audição, olfato, visão e paladar);
  • pular corda: exercício físico é importante em qualquer idade, para crianças mais velhas pular corda é uma distração que influencia no desenvolvimento da coordenação motora;

Lembre-se: cada criança tem o próprio ritmo de aprendizagem e personalidade, por isso respeite o tempo dela e ela respeitará a si mesma, sem pressão ou problemas futuros.

Como garantir que a creche está fazendo seu papel no desenvolvimento do meu filho?

Considere sempre como o primeiro indício a felicidade da criança com as próprias conquistas.

Na creche e educação infantil cada pequena evolução é pontuada e celebrada, logo a criança saberá que está crescendo e se tornando cada vez mais independente, inteligente e capaz conforme aprende a usar o penico, pintar com tinta guache, comer com colher sem derramar, correr e pular sem perder o equilíbrio, montar quebra-cabeças cada vez maiores, fazer torres de pecinhas cada vez mais complexas e robôs de Lego, além de reconhecer letras e números com facilidade. No fim de cada dia, novas palavras surgem no vocabulário e amizades na sala.

Essa evolução poderá ser observada pelos pais na forma como a criança se comporta dentro e fora do ambiente domiciliar. As educadoras formadas também pontuarão o cotidiano na agenda, atualizada diariamente.

Para entender melhor a proposta de ensino do Colégio Demetter e do currículo utilizado, entre em contato e tire todas as dúvidas, porque sem qualquer dúvida essa é a melhor escolha de escola para seu filho.

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp